Whey vegano: conheça as principais marcas em 2023 e saiba mais sobre o assunto!

Muito usado por atletas profissionais ou praticantes de atividades físicas regulares, o whey protein pode ajudar na reposição de proteínas. Pensando nisso, muitas marcas já estão focadas em desenvolver o Whey Vegano visando atender a necessidade crescente do mercado.

Vale lembrar, porém, que a utilização de qualquer tipo de suplementação deve ser realizada mediante acompanhamento especializado para a sua segurança e que é preciso estar atento a alguns cuidados. Veja mais detalhes a seguir, entenda o que é o protein vegano e conheça as principais marcas.

whey vegano
Freepik

Whey vegano: o que é?

O whey vegano é uma alternativa ao whey tradicional, que é feito a partir do soro de leite. Em vez disso, o whey veggie é feito de fontes de proteína de origem vegetal, como ervilhas, arroz, quinoa e outras. É uma opção para pessoas que buscam evitar produtos de origem animal ou que têm restrições alimentares.

Na realidade, não podemos deixar de explicar que o termo whey vegano é uma bela de uma contradição, já que Whey em inglês significa “soro de leite”. No entanto, o termo se popularizou bastante por aqui mesmo quando se trata de protein vegano.

Alguns dos benefícios do whey vegano incluem:

Fonte de proteína de alta qualidade: o whey vegano pode ser uma fonte de proteína de alta qualidade, que é essencial para o desenvolvimento e manutenção dos músculos.

Adequado para vegetarianos e veganos: como é feito a partir de fontes de proteína vegetal, o whey vegano é uma opção para pessoas que evitam produtos de origem animal.

Baixo teor de lactose: Ao contrário do whey tradicional, que é feito a partir de leite, o protein vegano não contém lactose, o que pode ser benéfico para pessoas intolerantes à lactose.

Ampla gama de nutrientes: Algumas fontes de proteína vegetal, como quinoa e arroz, são ricas em outros nutrientes importantes, como vitaminas, minerais e antioxidantes.

Quais os riscos do whey vegano?

Embora o whey vegano seja uma alternativa saudável e adequada para muitas pessoas, ele também pode apresentar alguns riscos, como:

Talvez não seja necessário: o whey protein vegano pode ser desnecessário, tendo em vista que é possível obter todos os nutrientes se você seguir uma dieta vegana equilibrada. Além disso, uma alimentação variada possivelmente será mais barata do que a proteína em pó.

Aditivos e ingredientes artificiais: alguns suplementos de whey vegano podem conter aditivos e ingredientes artificiais em sua composição, o que pode ser prejudicial para a saúde.

Metais pesados: algumas opções de whey vegano podem conter até mesmo metais pesados em sua composição e outras toxinas, por isso é muito importante estar atento às informações contidas no rótulo.

Excesso de açúcar: algumas marcas adicionam grandes quantidades de açúcar para deixar o produto, digamos, mais apetitoso. Então, mais uma vez, lembre-se de conferir o rótulo do produto, pois isso pode trazer impactos para a sua dieta e bem-estar.

Reações alérgicas: algumas pessoas podem ter reações alérgicas a certos ingredientes em suplementos de whey vegano, especialmente aqueles que têm alergias a grãos ou soja.

Por essas razões, é fundamental escolher um suplemento de whey vegano de boa qualidade e ler atentamente os rótulos para garantir que você esteja recebendo uma fonte de proteína adequada e segura. Além disso, é importante consultar um profissional antes de começar a usar qualquer suplemento nutricional.

Conheça algumas das principais marcas de whey vegano disponíveis no Brasil

A seguir, preparamos para você uma lista com as melhores marcas de whey protein vegano disponíveis no mercado brasileiro. Confira e escolha a que melhor se encaixa às suas necessidades!

1. Atlhetica – Best Vegan

Whey vegano Best Vegan
Atlhetica Nutrition / Divulgação

Simpatizamos muito com esse protein vegano porque a preocupação com o meio ambiente aparece até mesmo na embalagem, que é feita de bioplástico produzido a partir da cana-de-açúcar, ou seja, uma matéria-prima renovável. O Best Vegan é feito através de um blend de proteínas como ervilha, proteínas concentradas de arroz, semente de abóbora e sementes de chia, entre outras. As opções de sabores também são muito interessantes como o Original, Tiramissú, Cacau, Muffin com Morango & Banana, Cocada, Torta de Maçã com Canela e Bolo de Banana. Outros benefícios: contém Stevia, vitamina B12 e óleo de coco. Cada porção oferece cerca de 20g de proteínas e fibras. Não contém: adoçantes e corantes artificiais, soja, derivados do leite, lactose, GMO, Glúten.

Ver na Amazon

2. WiseHealth – Vegan Protein

Imagem de Vegan Protein (837g) - WiseHealth 100% Proteína Vegana
WiseHealth / Divulgação

Feito a base de ervilha, o Vegan Protein da WiseHealth é encontrado em diversas opções de sabores, sendo capaz de agradar paladares distintos. Veja as opções: Vegan Cacau & Chocolate, Baunilha & Chocolate Branco, Panettone de Chocolate, Banana. Todas sem corantes, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. A quantidade de proteínas varia, em média, entre 25 e 26 gramas por porção de 2 colheres dosadoras, a depender do sabor escolhido, e apresenta um perfil de aminoácidos interessante. Os pontos que mais se destacam são o sabor e a textura do produto, que costuma diluir bem.

3. BRNFoods – Vegan Protein Foods

Proteína Vegana - Vegan Protein FOODS 500g Morango – BRNFOODS -
BRNFoods / Divulgação

Elaborado à base de proteína da ervilha e proteína de arroz extraída dos grãos integrais e germinados, o Vegan Protein Foods é uma proteína vegetal rica em aminoácidos essenciais. Pode ser encontrado nas versões baunilha, chocolate ou morango. O suplemento é colorido e aromatizado artificialmente, mas em contrapartida é um dos mais acessíveis do mercado.

Ver na Amazon

4. Growth Suplements – Blend Vegan

blend vegan whey de proteína e arroz growth suplements
Growth Suplements / Divulgação

A Growth Suplements conta com linhas especiais voltadas para o público vegano e vegetariano. A marca possui uma variada gama de opções que engloba desde whey veggie até barras e pastas veganas. No caso do Blend Vegan, ele é uma combinação da proteína da ervilha e do arroz, além de uma grande concentração de aminoácidos essenciais.

5. Profit Labs – Isolate Vegan Pro

whey vegano Profit Labs
Profit Labs / Divulgação

Mais uma marca que resolveu apostar na combinação da proteína isolada do arroz e da ervilha, o Isolate Vegan Pro é totalmente vegetal e hipoalergênico. Além disso, é zero açúcares, conservantes, aromas e corantes artificiais, baixa concentração de carboidratos e teor de gordura, sem nada de lactose, soja, gorduras trans, colesterol, glúten, derivados de leite e ovo.

6. Nutrify – VeganPro e Vegan Tasty

veganpro e vegan tasty whey da nutrify
Nutrify / Divulgação

A Nutrify é outra marca que vem na mesma linha de combinar o potencial da proteína isolada da ervilha e do arroz na formulação do VeganPro. Mais um superalimento vegan, sem lactose, sem glúten e com baixo teor de sódio. Também se destaca por ser uma ótima fonte de vitamina B12, sem conservantes ou adoçantes artificiais. Há, ainda, um outro produto que vem fazendo sucesso, o Vegan Tasty, que combina a proteína da ervilha com a de girassol, sendo muito nutritivo e com a proposta de ser diferenciado no que tange ao sabor.

Ver na Amazon

7. Vitafor – Isofort Plant

whey vegano vitafor isofort plant
Vitafor / Divulgação

Mais uma boa opção de whey vegan é o Isofort Plant, composto por proteínas do arroz e ervilha, pode ser encontrado nas versões baunilha, paçoca e cacau. Também traz um bom perfil de aminoácidos e proteínas e possui o selo de Qualidade VLabor.

Ver na Amazon

8. Dux Nutrition Lab – Fresh Vegan

freshvegan whey vegano
Dux Nutrition / Divulgação

O Fresh Vegan traz a alquimia das proteínas das sementes de abóbora, ervilha, arroz e chia, sendo uma boa opção para quem busca uma dieta equilibrada e nutritiva. Além de que a sua embalagem é biodegradável e os ingredientes são criteriosamente selecionados. A desvantagem fica a cargo do preço, tendo em vista que é possível encontrar produtos semelhantes e com uma maior concentração de proteínas por porção a um preço mais acessível.

Ver na Amazon

9. Rakkau

Rakkau Soy Protein cookies vegano
Rakkau / Divulgação

A linha de proteína vegana da Rakkau é vasta, com opções à base de proteína de soja, proteína de ervilha, proteína de arroz, proteína de semente de girassol e outras. Todas estão disponíveis em vários sabores e costumam ter uma boa aceitação pelo público, mas vale frisar que é possível encontrar outras opções com um perfil nutritivo mais potente e a um preço menor. Em geral, o produto atende bem ao que propõe, porém os alérgicos devem estar atentos, pois algumas versãos podem conter amendoim e avelã além da soja pode conter amendoim e avelã.

Ver na Amazon

10. Puravida – One Nutrition

one nutrition whey vegano puravida
Puravida / Divulgação

O One Nutrition da Puravida traz frutas, verduras e legumes frescos que passam por um processo de desidratação de alta tecnologia. É 100% plant-based, sem glúten, açúcar, maltodextrina, soja ou lácteos. Está disponível nos sabores chocolate, neutro, baunilha e açaí com banana.

Ver na Amazon

11. True Source – True Vegan

whey vegano true vegan da true source sabor doce de leite
True Source / Divulgação

O True Vegan da True Source é um suplemento veggie feito de proteína de ervilha e proteína de arroz integral, associadas a chia e castanha de caju em sua fórmula. Ainda, a quantidade de aminoácidos e vitaminas é bem similar ao whey tradicional, com a vantagem de ser livre de produtos de origem animal. Não contém glúten, corantes ou adoçantes artificiais. Pode ser encontrado nos sabores paçoca, chocolate branco com coco, doce de leite, chocolate com avelã e vanilla chai.

Ver na Amazon

12. Leader Nutrition – Vegan Protein

veg protein leader nutrition
Leader Nutrition / Divulgação

O Vegan Protein da Leader Nutrition é uma excelente opção para quem busca um suplemento vegano de qualidade. Ele é fabricado com proteína de arroz integral, proteína de ervilha e soja, além de contar com um mix de vitaminas e minerais. É sem glúten, sem lactose e sem adição de açúcar. Você o encontra nos sabores baunilha e chocolate.

13. Essential Nutrition – Veggie Protein

veggie protein da essential nutrition
Essential Nutrition / Divulgação

O Veggie Protein da Essential Nutrition é uma mistura de proteínas vegetais potentes, incluindo proteína de ervilha e proteína da amêndoa. Além disso, ele também contém vitaminas e minerais essenciais para a saúde. É um produto sem glúten, sem lactose e sem adição de açúcar ou adoçantes, entre outras vantagens.

Ver na Amazon

14. W Vegan – Rice Protein

whey protein plant-based veg WVegan
WVegan / Divulgação

A W Vegan possui uma grande variedade de produtos plant-based, com mais de 100 opções veganas, entre elas o suplemento veg, extraído de leguminosas como a ervilha e o arroz. Não possui soja, lactose, glúten e ainda é livre de colesterol (origem vegetal) e gorduras saturadas.

Ver na Amazon

15. New Nutrition – VegProtein

veg protein da new nutrition
New Nutrition / Divulgação

O New Nutrition é um suplemento totalmente vegetal, com proteína de ervilha, arroz, girassol, semente de abóbora e chia. Tudo isso faz dele um ótimo blend proteico capaz de atender as nossas necessidades diárias. Ele não possui glúten, lactose e colesterol, mas pode conter soja.

Ver na Amazon

16. Natuterra

whey vegano natuterra
Natuterra / Divulgação

O Natuterra é extraído da proteína isolada da ervilha somada a outros ingredientes que dão um toque especial. Sem adição de açúcar, o suplemento é adoçado com xylitol e stevia.

Ver na Amazon

17. Nutren – Veg Protein

nutren veg protein sabor chocolate
Nutren / Divulgação

O Nutren é um velho conhecido quando o assunto é suplementação e agora ganhou uma versão veggie. Legal, né? Ele traz uma combinação exclusiva de proteína vegetal e 11 vitaminas e minerais. Ah, e é zero glúten.

18. Bio2

bio2 protein capuccino vegano
Bio2 / Divulgação

A Bio2 tem muuuitas opções de suplementos e com sabores diferentes, como é o caso do vegan protein de açaí e banana e o de capuccino. A marca brasileira ainda conta com um restaurante plant-based, em São Paulo, cuja proposta é bem interessante.

Ver na Amazon

19. Probiótica

veg protein da probiótica
Probiótica / Divulgação

A Probiótica é uma marca bem conhecida no mundo dos suplementos alimentares. Além de proteínas vegetais, seu Whey Vegano contém gengibre e chá verde e firbigum (fibra prebiótica solúvel).

Ver na Amazon

20. Biogens – Vegan Protein

vegan protein da biogens
Biogens / Divulgação

Vegan Protein Biogens é formulado a partir de proteínas vegetais e sem nada de soja ou outros alergenos. Ainda, é completamente livre de Organismos Geneticamente Modificados (GMO Free).

Ver na Amazon

21. Unilife – Vegan Protein

whey protein vegano unilife
Unilife / Divulgação

Esse whey protein vegano da Unilife combina as proteínas da soja, arroz e ervilha com farinha de beterraba, entre outros ingredientes, para oferecer uma alternativa vegetal e nutritiva.

Ver na Amazon

Estas são apenas algumas das muitas marcas de whey vegano disponíveis no mercado brasileiro. É importante escolher uma marca confiável e ler atentamente os rótulos para garantir que você esteja recebendo uma fonte de proteína adequada e segura.

Além disso, é importante consultar um médico ou nutricionista antes de começar a usar qualquer suplemento nutricional.

 

 

Nota: Este artigo contém links afiliados para produtos na Amazon, onde uma pequena comissão pode ser recebida por compras realizadas, ajudando a manter nosso trabalho por aqui.