Uma nova pesquisa sugere que adotar uma dieta plant-based pode reduzir o risco de câncer de próstata, uma doença que pode ser fatal.

O estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, aponta que o consumo de alimentos baseados em vegetais pode reduzir o risco de desenvolver câncer de próstata e a sua taxa de mortalidade. Saiba mais!

Dieta plant-based pode reduzir o risco de câncer de próstata
Freepik

Dieta plant-based pode reduzir o risco de câncer de próstata fatal: o estudo

O estudo acompanhou 47.239 homens ao longo de 28 anos. Durante esse período, os médicos diagnosticaram 6.655 casos de câncer de próstata, incluindo 515 casos avançados, 956 diagnósticos letais e 806 mortes.

Os pacientes que consumiam níveis mais elevados de alimentos baseados em plantas foram significativamente menos propensos a ter casos graves de câncer de próstata, embora menos de 1% dos participantes seguisse uma dieta vegana estrita.

Aqueles que seguem uma dieta baseada em plantas têm um risco 19% menor de morrer da doença, caso sejam diagnosticados com ela, além de ter menos chance de serem diagnosticados com a doença.

Os elementos antioxidantes e anti-inflamatórios presentes em frutas e vegetais seriam responsáveis por tudo isso, sendo apontados como fatores-chave na redução do risco de câncer de próstata e na prevenção do aumento da próstata, uma condição benigna que pode afetar o trato urinário de muitos pacientes.

No entanto, vale destacar que os melhores resultados foram observados em homens abaixo dos 65 anos.

O consumo de carne pode causar câncer?

Embora não haja prova definitiva de que a carne e os laticínios causem problemas de próstata, esses alimentos já foram identificados com um certo grau de risco para o aumento da próstata e disfunção erétil. Outras pesquisas também já os colocaram como responsáveis pelo aumento no risco de desenvolver certos tipos de câncer.

Além disso, vários estudos já identificaram o consumo de laticínios, carnes e especialmente as carnes processadas como algo potencialmente prejudicial para a nossa saúde de modo geral.

Por outro lado, o consumo baseado em plantas vêm sendo cada vez mais associado a diversos benefícios para a nossa saúde e bem-estar.

Conclusão

No Brasil, o câncer de próstata é o 2º mais comum entre os homens. A idade é um dos fatores de risco, uma vez que a partir dos 60 anos as taxas de incidência desse tipo de câncer, bem como de mortalidade, aumentam. Portanto, recomenda-se fazer exames regulares a partir dos 45 anos.

Ainda que seja importante realizar mais estudos, os resultados são animadores. Como vimos, a dieta plant-based pode reduzir o risco de câncer de próstata fatal. Mas não é só isso: lembre-se que um cardápio à base de plantas pode trazer inúmeras vantagens para a saúde humana e para a manutenção do Planeta Terra.