Conheça os benefícios do desodorante de cristal, saiba como usar e as contraindicações

Na procura por produtos naturais, o desodorante de cristal, também conhecido como desodorante de pedra, é uma alternativa para os que buscam cuidados pessoais livres de substâncias muitas vezes tóxicas que são comercializadas no mercado. 

Conhecida e utilizada desde a Antiguidade, a pedra natural de alúmen está presente em muitas partes do mundo. Trata-se de um produto composto por alumínio e potássio que tem a forma de um mineral mais ou menos transparente e possui propriedades adstringentes e hemostáticas. 

Para saber mais detalhes sobre esse desodorante muito utilizado por veganos, acompanhe a leitura!

Desodorante de cristal: o que é, benefícios, como usar, existe alguma contraindicação?
alena_bonn / Freepik

O que é o desodorante de cristal?

A pedra de alúmen natural é um antitranspirante, o que significa que bloqueia as glândulas sudoríparas ou limita a transpiração. É diferente do desodorante que apenas mascara os odores. Dessa forma, após o umedecimento da pedra, o desodorante é aplicado diretamente nas axilas limpas e secas. 

A boa notícia é que não mancha a roupa e tende a permanecer eficaz por até 24 horas. O princípio de ação explora os cristais úmidos que são decompostos em íons, a menor forma possível de alumínio, que pode ser facilmente dissolvida em água.

Porém, antes de prosseguir com a sua utilização, é bom saber que atualmente há no mercado duas versões diferentes, a natural e a sintética. A pedra de alúmen sintética é identificada como “alúmen de amônio” e é feita de sal de amônio. Já a pedra de alúmen natural é identificada com o nome “alúmen de potássio“.

Benefícios do desodorante de cristal

Embora a pedra de alúmen seja conhecida pelas suas propriedades antitranspirantes e o seu uso mais frequente seja como desodorante para o corpo, a verdade é que tem muitas outras qualidades que a tornam um elemento natural particularmente versátil e altamente eficaz.

Ao contrário de muitos outros produtos de beleza convencionais, este é um mineral natural adequado para praticamente todos os tipos de pele, com apenas algumas exceções.

Além disso, é uma opção muito procurada por veganos e por pessoas que preferem produtos livres de parabenos e outros produtos químicos amplamente comercializados na indústria de cosméticos. 

Veja quais são suas propriedades e os benefícios a seguir:

  • Possui propriedades adstringentes e antitranspirantes
  • Eficaz: após a aplicação, principalmente nas axilas, deixa uma camada transparente que atua como barreira contra maus odores e a formação de bactérias
  • Sem ingredientes nocivos: desodorantes de cristal geralmente não contêm ingredientes químicos agressivos, como alumínio e fragrâncias sintéticas, o que os torna uma opção mais segura para a pele e para o meio ambiente
  • Hipoalergênico: algumas pessoas podem ter reações alérgicas aos desodorantes convencionais, mas os desodorantes de cristal são geralmente hipoalergênicos e menos propensos a causar irritações na pele
  • Sustentável: desodorantes de cristal são biodegradáveis e não prejudicam o meio ambiente, o que os torna uma opção mais sustentável do que os desodorantes convencionais

Como usar o desodorante de cristal

Antes de usar a pedra de alúmen, você precisa umedecê-la um pouco. Em seguida, pode ser aplicado nas áreas da pele, incluindo axilas, pés, rosto e pernas.

Uma de suas vantagens é que não mancha a roupa. Por isso, pode ser aplicado como desodorante nas axilas sem o medo de que a auréola permaneça em camisas e camisetas.

Se você não aprecia o fato de que a pedra é inodora, adicione algumas gotas de óleos essenciais e você criará um desodorante natural com uma fragrância delicada e leve.

Lembre-se também que é um elemento bastante delicado, portanto, é bom não deixá-lo cair, pois é muito fácil de quebrar devido à sua composição.

Ao escolher qual pedra utilizar, a melhor opção é a pedra de alúmen natural. Você a reconhecerá por sua aparência levemente translúcida. As pedras sintéticas devem ser evitadas, pois podem conter vários compostos químicos.

Existe alguma contraindicação?

Algumas das contraindicações comuns do uso de desodorante de cristal incluem:

  • Sensibilidade às substâncias naturais: algumas pessoas podem ter reações adversas às substâncias naturais presentes nos desodorantes de cristal, como o sódio e o potássio alumínio sulfato.
  • Pele irritada: algumas pessoas podem experimentar irritação na pele devido à sua fórmula natural.
  • Eficácia: algumas pessoas podem não achar o desodorante de cristal tão eficaz quanto os desodorantes convencionais, especialmente em condições climáticas quentes ou atividades físicas intensas.
  • Disponibilidade: algumas pessoas podem ter dificuldade em encontrar o desodorante de cristal em sua região ou em lojas próximas.

Em geral, é importante ler atentamente as instruções e ingredientes de qualquer produto antes de usá-lo e, se ocorrerem reações adversas, interromper o uso imediatamente e procurar um médico.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender um pouco mais o que é o desodorante de cristal, suas propriedades, benefícios e como utilizá-lo.

Você já usou desodorante de cristal alguma vez? Compartilhe o post e a sua experiência com os amigos e nos ajude a chegar a mais pessoas 🙂 Aproveite e leia também sobre cosméticos veganos aqui.