Conheça os benefícios do óleo de coco: um coringa para a alimentação, saúde da pele e do cabelo

Se você está procurando um produto versátil e natural para ter sempre à disposição, então o óleo de coco pode ser a opção certa. Neste artigo, vamos falar sobre os benefícios do óleo de coco. Leia até o final para não perder nada!

Em geral, este produto de origem vegetal é muito utilizado e apreciado por seus benefícios nutritivos e protetores. 

Além de ser um ingrediente cada vez mais requisitado na cozinha, especialmente na preparação de receitas, esse óleo saudável tornou-se o produto obrigatório entre seus produtos de beleza, devido às suas inúmeras propriedades emolientes e hidratantes.

Conheça os benefícios do óleo de coco: um coringa para a alimentação, saúde da pele e do cabelo
Tijana Drndarski / Pexels

Benefícios do óleo de coco 

O óleo de coco tem algumas propriedades terapêuticas que podem ser muito saudáveis ​​para o nosso corpo com diversas ações benéficas. Confira a seguir.

Acelerar o metabolismo

É capaz de aumentar o metabolismo ajudando a queimar o excesso de gordura. Ele é muito rico em ácidos graxos que representam uma substância energética que pode ser facilmente utilizada pelo organismo. 

Além do que, o óleo de coco também é capaz de aumentar a concentração de HDL (colesterol bom) no sangue, contra o tipo LDL (colesterol ruim).

Sistema imunológico

O consumo diário e moderado pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, ajudando o corpo a neutralizar o ataque de patógenos.

Antioxidantes 

Neste óleo vegetal existem antioxidantes que realizam uma ação contra os radicais livres, considerados os principais responsáveis ​​pelo envelhecimento celular. Além disso, estudos sugerem que a presença de antioxidantes no óleo de coco pode reduzir o risco e/ou auxiliar no tratamento de alguns tipos de câncer.

Sistema cardiovascular 

Os ácidos graxos de cadeia média presentes no óleo são identificados como elementos capazes de reduzir o risco de doenças cardiovasculares como a aterosclerose.

Sistema digestivo 

Também auxilia na proteção do estômago, facilitando a digestão e contribuindo para a sensação de saciedade. Além disso, pode causar um aumento da sensibilidade à insulina e, por isso, pode reduzir o risco de desenvolver formas diabéticas.

Outros benefícios do óleo de coco também se aplicam às seguintes situações:

  • Proteger seu cabelo contra danos
  • Aumentar a sensação de saciedade e diminuir a ingestão de alimentos
  • Acelerar a cicatrização de feridas
  • Repelente natural contra insetos
  • Pode ser um aliado no combate a doenças fúngicas como a candidíase
  • Desodorante natural
  • Pode diminuir úlceras estomacais

Óleo de coco em cosméticos

Na indústria cosmética, é amplamente utilizado para a realização de diversos produtos devido às suas propriedades benéficas capazes de hidratar e tratar a pele e os cabelos

Quando usado na fabricação de cremes e pomadas, por exemplo, ele desencadeia sua ação calmante e emoliente, que contribui para tonificar e melhorar a elasticidade da pele.

Também é utilizado para a preparação de sabonetes, com fortes qualidades antibacterianas, antifúngicas e antivirais. Isso se deve ao ácido láurico presente neste produto (o óleo de coco contém cerca de 50% de ácido láurico).

Portanto, costuma ser uma das opções naturais mais usadas para o tratamento de eczema, pequenas infecções de pele e como um ingrediente complementar para quem trata de psoríase. E também é bastante indicado para a prevenção de rugas.

Além disso, o óleo de coco também pode ser usado como ingrediente básico para massagens, loções para as mãos ou para o corpo, mas também como condicionador de cabelo.

Ainda na área cosmética, podemos apontar os seguintes benefícios do óleo de coco:

  • Estrias: podem ser tratadas com óleo de coco, que é mais eficaz se usado logo após o banho, quando a pele está mais macia e os poros mais dilatados e permitem uma melhor absorção
  • Cutículas: ajuda no bem-estar das unhas, evitando infecções
  • Cílios: aplicar uma pequena quantidade de óleo de coco nos cílios antes de dormir ajuda a fortalecê-los, especialmente útil para quem usa muita maquiagem
  • Demaquilante: é um excelente demaquilante natural, capaz de retirar até rímel, deixando a pele macia e hidratada
  • Pós-barba e creme de barbear: pode ser usado para substituir a espuma de barbear clássica ou como calmante após o barbear
  • Anticaspa: misture duas gotas de óleo essencial de alecrim com uma colher de óleo de coco, massageie toda a pele e deixe agir durante a noite. Na manhã seguinte, lave o cabelo como de costume e verá que, repetindo a operação, provavelmente a caspa não será mais um grande problema
  • Proteção solar: o óleo de coco atua como um protetor solar muito leve. Na verdade, pode bloquear os raios UV em 30%. No entanto, é aconselhável não usá-lo como substituto dos cremes solares convencionais, especialmente durante a exposição nas horas mais quentes do dia

Então, gostou de saber mais sobre os benefícios do óleo de coco? Compartilhe este artigo com outras pessoas! Aproveite e leia também sobre os benefícios do desodorante de cristal.