Há quem diga que um novo tipo de leite vegetal pode acabar revolucionando o mercado plant-based. Trata-se do leite de cana-de-açúcar que, possivelmente, em breve estará disponível nas prateleiras.

É isso mesmo! O leite de cana-de-açúcar pode estar prestes a se juntar à linha de frente dos leites vegetais como um poderoso concorrente ao leite de vaca e também aos outros tipos de leites vegan. Pelo que sabemos até o momento, o produto foi feito para ter um sabor praticamente idêntico ao do leite de vaca, validade de até 3 anos e uma quantidade expressiva de proteínas.

Ufa! Será que vem mais uma opção para os intolerantes à lactose, veganos, vegetarianos e flexitarianos por aí? Entenda!

Leite de cana-de-açúcar: como é feito?

leite de cana-de-açúcar
Freepik

A notícia de que um leite vegetal de cana-de-açúcar vem sendo produzido e testado causou um certo reboliço nas últimas semanas. E não poderia ser diferente, né? Afinal, acredita-se que ele será capaz de movimentar o mercado em virtude da forma como é produzido.

Conforme Mark Turner, um dos pesquisadores da Universidade Queensland envolvidos na pesquisa revelou à ABC, tudo é feito por um processo de fermentação de precisão. Ou seja, leveduras consomem o açúcar da cana, melaço e demais subprodutos para produzir uma proteína que se aproxima e muito do leite de vaca.

Turner ainda disse que a proteína, que é produzida durante o processo de fermentação de precisão, poderia vir a ser adicionada a diversos outros tipos de alimentos a fim de aumentar o seu valor nutricional.

Leite de cana-de-açúcar: é bom para a saúde?

A pesquisa realizada pela Universidade de Queensland, evidenciou que o leite de cana-de-açúcar, pode apresentar um sabor muito parecido com o do leite tradicional, ter boa durabilidade e uma considerável quantidade de proteínas, mas conforme destacou um dos envolvidos na pesquisa, todas essas qualidades e demais benefícios para a saúde depende exclusivamente da formulação final do produto.

Leite de cana-de-açúcar: quem está envolvido na produção?

A pesquisa que começou na Universidade Queensland logo despertou a atenção de todos. Assim, a Future Foods BioHub, em parceria com o governo de Queensland e com a empresa de fermentação Cauldron Ferm, produzirá o primeiro leite de cana-de-açúcar. Para essa etapa de fabricação do leite de cana, o governo desembolsou a bagatela de 528 mil dólares.

Considerações finais

Os executivos envolvidos no projeto acreditam que ele será capaz de beneficiar a indústria açucareira, evitando grandes oscilações de preço além de favorecer os agricultores de diversas maneiras.

Para nós, que estamos sempre em busca de alternativas à base de plantas por infinitas razões, é mais uma opção para colocar à mesa. Esperamos que esse momento chegue logo!