Substituir laticínios e carne pode fazer bem ao coração e controlar o diabetes? Parece que sim! Uma revisão substancial avaliou se a substituição de produtos de origem animal como laticínios, carne, aves, ovos e peixes por alimentos à base de plantas tem uma relação direta com a melhoria da saúde do coração e o controle do diabetes tipo 2.
Os resultados para a substituição de carne, carne processada e ovos foram bastante expressivos. Isto é, você pode reduzir o risco de desenvolver doenças perigosas com algumas mudanças nos seus hábitos alimentares. Saiba mais!
O estudo
A saúde cardiometabólica envolve o coração, o sangue e os vasos sanguíneos, desempenhando um papel crucial no bem-estar geral. O estudo recente publicado no periódico BMC Medicine destacou-se por ser pioneiro ao investigar a relação entre a substituição de produtos de origem animal por alimentos vegetais e os resultados cardiometabólicos.
Para o estudo, os cientistas reuniram diversas pesquisas relacionadas ao assunto, fazendo uma revisão minuciosa que envolveu um processo estatístico para estabelecer todas as ligações.
Os resultados sugerem que uma transição para uma dieta mais baseada em plantas pode beneficiar não apenas a sua saúde cardiometabólica e ajudar no controle do diabetes tipo 2, mas também diminuir a mortalidade por todas as causas.
Para se ter ideia, ataque cardíaco e derrame são os tipos prevalentes de DCV (doenças cardiovasculares) em países mais desenvolvidos. Por outro lado, a dieta rica em plantas tem sido associada a riscos reduzidos de desenvolver doenças do coração.
Substituir laticínios e carne pode fazer bem ao coração e controlar diabetes tipo 2
De acordo com a pesquisa, ficou evidente que:
- Doenças cardiovasculares: risco 25% menor ao substituir 50g de carne processada por dia por nozes ou legumes; risco 17% menor na substituição de um ovo por dia por 25g de nozes. *Sem evidências contundentes para a substituição de aves ou peixes por nozes e legumes
- Diabetes tipo 2: risco aproximadamente 20% menor ao substituir 50g de carne processada por até 28g de nozes; tendo o mesmo resultado na substituição de um ovo por dia por 10g de nozes ou 30g de grãos integrais
Ainda segundo a análise, a troca de carne processada em geral por alimentos vegetais está ligada a benefícios mais notáveis. Além do mais, a troca de 50g de carne processada por cerca de 28 até 50g de nozes demonstrou um risco 21% menor de morte por todas as causas.
No entanto, ainda de acordo com os pesquisadores, é preciso realizar novas investigações a fim de fortalecer as evidências e também estabelecer novas associações.
Trocar carnes, ovos e laticínios para melhorar a saúde
De um modo geral, a investigação indicou que substituir carne vermelha, carne processada, ovos, laticínios, peixes e aves por grãos, cereais integrais, azeite, nozes e legumes pode ser muito benéfico. Por isso, veja algumas alternativas simples indicadas pelo Diário Vegano para você fazer essa substituição:
- Carnes: opte por legumes, como feijão e lentilhas, além de carnes vegetais, todos ricos em proteínas
- Ovos: experimente usar sementes de linhaça ou chia como substitutos em receitas que normalmente usam ovos
- Laticínios: prefira leites e queijos vegetais, como os de amêndoas ou soja. Há diversas opções acessíveis para fazer em casa, como o leite de aveia e o leite de amendoim
Esta escolha não apenas diminui o consumo de alimentos de origem animal, mas também aumenta a ingestão de alimentos vegetais, o que é ótimo para a sua saúde.
Conclusão
A medida que o interesse em torno da dieta vegana aumenta, mais e mais pesquisas surgem apontando as vantagens que a alimentação à base de plantas é capaz de trazer para o nosso organismo.
Embora outros estudos precisem ser realizados, cada vez mais indícios apontam para o potencial de redução dos riscos de desenvolvimento de diversas doenças altamente prejudiciais, não só relacionadas ao sistema cardiovascular ou ao diabetes tipo 2, mas também a alguns tipos de câncer.
Frequentemente reconhecemos o consumo de alimentos vegetais como uma opção mais saudável do que seus equivalentes lácteos, por exemplo. Além disso, a questão ambiental também se beneficiaria com um menor consumo de produtos de origem animal. Mesmo assim, ainda vemos poucas autoridades e iniciativas globais voltadas para reduzir o consumo de produtos animais em busca de uma alimentação mais saudável.
Você já reduziu o consumo de carne ou aderiu completamente à dieta plant-based? Substituir laticínios e carne pode fazer bem ao coração e proporcionar vários outros benefícios.