Saiba tudo sobre queijo vegano: tipos, benefícios, receitas e as principais marcas de queijo vegetal em 2023
Freepik

Difícil é encontrar por aí quem não goste de um queijinho, né? Usado em diversos pratos deliciosos ao redor do mundo, o queijo é quase uma unanimidade e uma das coisas mais difíceis de deixar de lado ao seguir uma alimentação vegan, pelo menos para a nossa equipe aqui do Diário Vegano.

Nesse sentido, a tendência Vegan cheese surgiu como uma alternativa ao queijo feita sem produtos de origem animal, como leite, creme, manteiga e ovos. Atualmente, o queijo vegano pode ser encontrado em diversas versões, incluindo: mussarela, prato, canastra, minas frescal, minas padrão, provolone, parmesão, cheddar, brie, entre outros.

Qual é a composição do queijo vegetal?

O queijo vegetal pode ser feito a partir de diversos ingredientes, como:

  • Queijo de nozes: feito a partir de nozes trituradas e misturadas com especiarias e condimentos para dar aquele sabor especial
  • Queijo de soja: feito a partir de leite de soja fermentado e misturado com goma xantana ou outros ingredientes para ajudar a moldar
  • Queijo de castanha de caju: feito a partir de castanhas de caju trituradas e misturadas com especiarias e condimentos
  • Queijo à base de leite de coco: feito a partir de leite, óleo ou creme de coco e misturado a outros temperos e condimentos para se aproximar da consistência e sabor dos queijos tradicionais

Também pode ser preparado à base de inhame, batata, batata-doce, mandioca e outros tipos de sementes.

Benefícios do queijo vegano

O queijo vegano pode ter vários benefícios, incluindo:

  • Rico em vitaminas e minerais: muitos queijos veganos são feitos a partir de fontes de proteína como nozes, soja e etc. Portanto, possuem quantidades significativas de vitaminas e minerais fundamentais para o nosso organismo
  • Baixo teor de sódio: normalmente apresenta quantidades moderadas de sódio em comparação aos queijos de origem animal, o que o torna uma boa pedida para quem busca uma alimentação mais saudável, além de ser uma alternativa para quem sofre de hipertensão e obesidade
  • Sem lactose: ideal para pessoas que são intolerantes à lactose
  • Zero produtos de origem animal: o queijo vegano é uma opção cruelty-free para pessoas que seguem uma dieta vegana ou procuram reduzir o consumo de produtos de origem animal
  • Opção para pessoas com alergias diversas: alguns queijos veganos são livres até mesmo de soja, glúten e outros alérgenos comuns
  • Controle de peso: além do baixo teor de sódio, alguns queijos veganos podem ter menos gordura e calorias do que os queijos tradicionais, o que pode ser útil para quem está tentando controlar o peso

No entanto, é importante lembrar que nem todos os queijos veganos são saudáveis ou têm baixas calorias, uma vez que muitos desses produtos às vezes são altamente processados. Por isso, é essencial verificar os rótulos nutricionais antes de comprar.

Algumas das principais marcas de queijos veganos disponíveis no mercado brasileiro:

1. Go Veggie

Kit de queijos veganos da Go Veggie Brazil
Go Veggie Brazil / divulgação

A Go Veggie Brazil é uma empresa mineira com foco em produzir queijos vegetais que suportam até 15 dias sem refrigeração (desde que fechados), por isso é bem tranquilo adquirir os produtos via internet. O destaque fica por conta do queijo minas frescal e das opções de tofus defumados nas versões natural, chimichurri, mexicano e pizza. O que a gente acha mais legal são os diversos kits da marca.

2. Natura Veg

Queijo vegetal mussarela da Natura Veg
Natura Veg / Divulgação

A Natura Veg surgiu com duas irmãs veganas que estavam em busca do queijo vegetal perfeito e logo outros membros da família se viram envolvidos na criação e desenvolvimento da empresa. Os queijos produzidos pela marca são o mussarela, provolone, parmesão, parmesão ralado e o gorgonzola. Ah, e detalhe: o queijo mussarela deles é bastante conhecido, pois tem um diferencial: ele derrete!

3. Natural Science – Queijoquinha

Queijoquinha - queijo veg para fazer em casa
Natural Science / Divulgação

A empresa curitibana Natural Science abriu os trabalhos em 2012 e hoje conta com vários produtos veggies, como é o caso da já bastante conhecida Queijoquinha. A Queijoquinha é um mistura para o preparo caseiro de queijo vegetal cremoso ou de corte, sendo uma ótima opção para o recheio de pizzas e salgados. Legal, né? O bacana é que o frasco de 300g pode render 1,2kg de queijo de corte ou 1,8kg de queijo cremoso. Já o frasco de 2kg é capaz de render até 8kg de queijo de corte ou 12kg de queijo cremoso.

4. Goshen

Tofu Imperial defumado da Goshen
Goshen / Divulgação

A Goshen surgiu em 2009 e tem uma lista considerável de produtos veganos em seu portólio, entre eles o queridinho tofu natural e defumado. A gente aqui gosta muito dos produtos da empresa e já conhecemos há bastante tempo.

5. Sora

Queijo ralado veggie Sora
Sora / Divulgação

A Sora vem se transformando nos últimos 15 anos com o objetivo de lançar no mercado produtos 100% vegetais e que colaborem para o bem estar e qualidade de vida dos consumidores. Entre o seu catálago, destaca-se a linha de queijo ralado vegano nos sabores parmesão, cheddar, provolone e gorgonzola.

6. Novah

Queijo cheddar cruelty-free da Novah
Novah / Divulgação

A Novah existe desde 2016 com o propósito de oferecer queijos e cheesecakes veganos 100% vegetais, livres de colesterol, corantes e aromatizantes artificiais, bem como convervantes químicos. Atualmente, a marca conta com as opções cheddar, mussarela, frescal, provolone e requeijão.

7. Basi.co

Queijo prato plant-based da Basi.co
Basi.co / Divulgação

A Basi.co foi fundada em 2017 por um casal de nutricionistas e tem como objetivo oferecer laticínios plant-based. A marca conta com uma linha de queijos veganos do tipo cheddar, prato, mussarela, minas frescal, minas padrão e parmesão. Há ainda opções de requeijão, cream cheese e manteiga.

8. Superbom

Queijo brie zero origem animal da Superbom
Superbom / Divulgação

A Superbom, pasmem, existe desde 1925 e começou produzindo suco de uva! É uma marca cujo foco se concentra na produção de alimentos saudáveis, possuindo um vasto catálogo de produtos veganos e vegetarianos e, se eu não me engano, foi uma das primeiras que consumimos na nossa trajetória por esse universo veg. Há muitas opções de queijos veganos como, por exemplo, brie, mussarela, cheddar, prato, parmesão e provolone. E, é claro, algumas opções de cream cheese.

9. Vida Veg

Fondue vegetal da Vida Veg
Vida Veg / Divulgação

A Vida Veggie surgiu a partir de uma pesquisa de mestrado de um dos sócios e da vontade de fazer a diferença com produtos plant-based acessíveis a população. Atualmente, a marca conta com uma linha variada de laticínios veganos, incluindo queijos mussarela, parmesão minas e o delicioso fondue (foto acima).

10. Vegabom

Queijo zero origem animal da Vegabom
Vegabom / Divulgação

A Vegabom é mais uma marca com uma grande variedade de produtos veganos, além dos queijos vegetais tipo mussarela, cheddar e picante.

11. NoMoo

Queijo Chevré plant-based da NoMoo
NoMoo / Digulgação

A NoMoo nasceu em 2016, no Rio de Janeiro, e vem inovando constantemente na produção de laticínios veganos. Seus queijos vegetais são fermentados e produzidos praticamente com as mesmas técnicas de produção dos queijos de origem animal. O resultado disso é que eles podem ser ralados, fatiados ou derretidos assim como um queijo tradicional. Você pode encontrar essas delícias nas versões mozarella, provolone, chèvre, prato e parmesão ralado. Também é possível adquirir requeijão, maionese e manteiga veganos.

11. Puravida

Queijo vegetal Plant Cheese da Puravida
Puravida / Divulgação

A Puravida tem desenvolvido diversos produtos naturais e veganos que vão desde produtos de beleza até alimentícios. Nesse sentido, o Plant Cheese é um queijo em flocos feito de plantas e pode ser usado para saborizar diversas receitas, até mesmo a pipoca.

Ahhh, como é bom ter essas opções hoje em dia, né? Antigamente era algo tão difícil, principalmente em cidades interioranas.

Estes são apenas alguns dos principais queijos veganos disponíveis no mercado brasileiro. É sempre uma boa ideia verificar os ingredientes e rotulagem nutricional antes de comprar e experimentar diferentes marcas e tipos para encontrar o que funciona melhor para você.

Queijo vegano: existe alguma contraindicação para o consumo?

O consumo de queijo vegano pode ter algumas contraindicações, dependendo dos ingredientes utilizados e das condições de saúde individual. Algumas dessas contraindicações incluem:

  • Alergia ao leite de soja: muitos queijos veganos são feitos com leite de soja, então, se você é alérgico ao leite de soja, deve evitá-los
  • Alergia a frutos de caju: alguns queijos veganos são feitos com castanhas de caju, então, se você é alérgico a frutos de caju, deve evitar o consumo
  • Sensibilidade ao sódio: alguns queijos veganos são superprocessados e podem conter uma quantidade elevada de sal, o que pode ser uma preocupação em alguns casos
  • Problemas digestivos: alguns ingredientes utilizados em queijos veganos, como a goma xantana, podem causar problemas digestivos em algumas pessoas

Se você tem uma condição de saúde preexistente ou é sensível a algum ingrediente específico, é sempre uma boa ideia consultar um médico ou nutricionista antes de adicionar qualquer novo alimento à sua dieta, incluindo queijo vegano.

Lembre-se de evitar os queijos veganos altamente processados, pois eles costumam apresentar um baixo teor nutricional, maior quantidade de gordura e sódio. Dê preferência para aqueles produzidos a partir de ingredientes integrais.

Bônus: receita rápida de queijo vegano

Queijo vegano cremoso

Ingredientes:

1 xícara de nozes cruas
1/4 xícara de água
2 colheres de sopa de suco de limão fresco
2 colheres de sopa de cebola em pó
1 colher de sopa de sal
1 colher de chá de pimenta do reino
2 colheres de sopa de azeite

Instruções:

Coloque as nozes em uma tigela grande e cubra com água. Deixe descansar por pelo menos 4 horas ou durante a noite.

Drene e enxágüe as nozes.

Adicione as nozes, água, suco de limão, cebola em pó, sal, pimenta do reino e azeite em um processador de alimentos ou liquidificador potente. Bata até obter uma consistência cremosa.

Despeje a mistura em uma tigela e leve à geladeira para firmar por pelo menos 1 hora antes de servir.

Este queijo vegano cremoso é perfeito para espalhar em pães, sanduíches ou usar como dip (molho) para vegetais. Você pode personalizar o sabor adicionando ervas e especiarias de sua escolha 😉

E também dá para harmonizar vários tipos de queijos veggies com um delicioso tinto vegano.