No post de hoje, vamos falar não só das principais marcas de shampoo vegano, mas também contar quais são os benefícios de escolher esse produto para a sua rotina de cuidados com o cabelo, dicas de como usar, dúvidas frequentes e muito mais!

Afinal, se você está em busca de uma opção de cuidado capilar alinhada aos seus princípios éticos e ambientais, o shampoo vegano pode ser a escolha perfeita. Vamos lá!

shampoo vegano benefícos, marcas e mais
Freepik

O que é o shampoo vegano?

Dando o start no seu conhecimento, o shampoo vegano é uma alternativa aos produtos tradicionais de cuidado capilar que não contém ingredientes de origem animal nem realiza testes em animais. Sobretudo, é formulado com ingredientes de base vegetal, sem comprometer a qualidade ou a eficácia do produto.

Por isso, não é de se estranhar que esse shampoo esteja ganhando espaço na rotina de beleza de mais e mais brasileiros, pois é uma escolha inteligente para veganos, vegetarianos e flexitarianos que desejam preservar o meio ambiente enquanto cuidam de seus cabelos.

A maioria desses produtos normalmente já possui o selo de certificação vegano e alguns ainda recebem o selo cruelty-free (que significa que o produto não foi testado em animais). Você pode saber mais sobre essas questões aqui.

Mas tenha em mente que isso tudo nem sempre significa que a composição é 100% natural, esse é outro ponto que falaremos abaixo. O mais importante é saber que todo o processo de produção, incluindo a aquisição de matéria-prima, não possui nada de origem animal. Resumindo, o shampoo vegano é livre de produtos como cera de abelha, lanolina, colágeno, algumas glicerinas, entre outros.

Já os shampoos comuns, isto é, não veganos, podem ter insumos de origem animal. Considerando todos esses termos, separamos um resumo prático. Veja:

  • Shampoo vegano: shampoos que não têm nenhum ingrediente de origem animal na sua composição e produção
  • Shampoo natural: tem, no mínimo, 95% da composição em ingredientes naturais
  • Shampoo orgânico: produzidos com, pelo menos, 95% de matéria-prima orgânica e 5% de produtos naturais
  • Shampoo cruelty-free: significa que o produto não foi testado em animais, mas pode conter substâncias de origem animal

5 Benefícios do shampoo vegano

Agora, vamos falar dos principais benefícios de escolher um shampoo vegano. Inclusive, só nos últimos anos, o mercado de produtos veganos, cruelty-free e/ou naturais, tem crescido bastante. Ou seja, a busca por produtos mais sustentáveis está se consolidando entre muitos consumidores.

  1. Ético e livre de crueldade animal: um dos principais benefícios do shampoo vegano é que ele não contribui para o sofrimento dos animais. Ao escolher produtos livres de animais e derivados na composição, você está fazendo uma declaração clara a favor dos direitos dos animais
  2. Ingredientes naturais: muitos shampoos veganos contêm ingredientes naturais, como extratos de plantas, óleos essenciais e ervas, que podem beneficiar seus cabelos de maneira suave e eficaz
  3. Menos produtos químicos agressivos: em comparação com alguns shampoos convencionais, o shampoo vegano tende a evitar ingredientes químicos agressivos, como sulfatos e parabenos, que podem ser prejudiciais para seus cabelos com o uso contínuo
  4. Sustentabilidade ambiental: na maioria dos casos, a produção de shampoo vegano é mais sustentável, usando menos recursos naturais e evitando ingredientes prejudiciais à natureza
  5. Compatível com diferentes tipos de cabelo: já existem opções de shampoo vegano para todos os tipos de cabelo, de finos e lisos a cacheados e volumosos. Você pode encontrar a opção perfeita para as necessidades específicas do seu cabelo

Portanto, os benefícios de incluir o shampoo vegano e outros produtos vegan-friendly na sua rotina de beleza são inegáveis. As vantagens são muitas, tanto para você, quanto para os bichinhos e para o planeta! Dessa forma, ajudamos a reduzir o impacto ambiental, apoiamos ações de proteção animal, contribuímos para uma maior sustentabilidade e mais.

Tipos mais comuns de shampoo vegano

  • Shampoo hidratante vegano: perfeito para cabelos secos ou danificados, esse tipo de shampoo repõe a umidade e ajuda a restaurar a saúde dos fios
  • Shampoo para cabelos coloridos: se você colore o cabelo, existem shampoos veganos formulados para prolongar a vivacidade da cor e proteger os fios
  • Shampoo para cabelos oleosos: os shampoos veganos para cabelos oleosos são projetados para controlar a produção de óleo e manter o equilíbrio do couro cabeludo

Dúvidas frequentes sobre o shampoo vegano

O shampoo vegano é eficaz como os shampoos convencionais?

Sim, muitos shampoos veganos são tão eficazes quanto os produtos tradicionais, proporcionando uma limpeza suave e eficaz de maneira menos agressiva e livre de produtos de origem animal.

O shampoo vegano é seguro para cabelos quimicamente tratados?

Sim, existem shampoos vegano formulados para cabelos tratados quimicamente, que ajudam a proteger e manter a saúde dos fios.

Onde posso encontrar shampoo vegano?

Lojas de produtos naturais, farmácias e lojas online geralmente oferecem uma variedade cava vez maior de opções de shampoo vegano.

Qual a diferença entre shampoo vegano em barra e shampoo vegano liquido?

Tanto o shampoo líquido como o shampoo sólido possuem a mesma função: manter os fios limpos e saudáveis. Mas a principal diferença entre ambos é que a versão líquida do produto vem diluída, então é um pouco mais fácil de espalhar bem. Já a versão em barra geralmente requer um pouquinho mais de atenção para aplicar em toda a área e também uso de água durante a aplicação. Além disso, os shampoos em barra normalmente trazem uma proposta mais voltada para a sustentabilidade, com embalagens ecológicas e várias opções veganas.

Principais marcas de shampoo vegano em 2023

A princípio, se você tem dúvidas sobre um shampoo ser ou não vegano, a regra é sempre observar o rótulo e os selos que estão ali. Sempre procure os selos como da Sociedade Vegana Brasileira (SVB), PETA, Cruelty-Free and Vegan, entre outros. Confira algumas marcas de shampoo vegan a seguir.

1. TwoOne OneTwo

Aqui no Diário Vegano a marca Twoone Onetwo já apareceu em outras listas e, provavelmente, vai continuar. Afinal, é uma das marcas mais conhecidas quando falamos em produtos veganos e cruelty-free. Atualmente, a empresa conta com uma linha de 9 shampoos veganos e naturais, para diversos tipos de cabelo e necessidades.

2. Griffus Cosméticos

A Griffus Cosméticos também conta com uma variedade de shampoos e outros produtos vegans. Com um catálogo com mais de 20 tipos de shampoos veganos, incluindo a linha kids, a produção da marca é 100% vegana e cruelty-free.

3. Boni Natural

A Boni Natural é outra marca focada em responsabilidade e sustentabilidade. Entre os seus produtos, é possível encontrar shampoo vegano líquido ou em barra, além de outros produtos de higiene para bebês e adultos.

4. Inoar

Se você busca um shampoo vegano para incluir na sua rotina de cuidados com o cabelo, não pode deixar de conhecer a linha da Inoar. A marca com certeza surpreende pela sua grande variedade de produtos para tratamento capilar totalmente vegan, cruelty-free, sem sulfato ou parabenos.

6. B.O.B

A B.O.B é especializada em shampoo vegano em barra. Inclusive, toda a marca atua em prol da sustentabilidade, redução do uso de plástico e pensando no bem-estar animal/humano. Todas as embalagens são biodegradáveis. Desse modo, é possível encontrar diversas opções de shampoos vegans e cruelty-free no site da marca.

8. Love Beauty and Planet

A Love Beauty and Planet é uma marca vegana lançada pela Unilever, que traz uma abordagem holística para a sua cadeia produtiva e usa a tecnologia para auxiliar no consumo de água. Porém, por enquanto a marca conta com apenas 5 shampoos veganos.

9. Expresso Mata Atlântica

Outra dica de shampoo vegano em barra é o Expresso Mata Atlântica. Suas fórmulas também são orgânicas e os produtos também são vendidos em kits. Há muitas opções, como camomila, coco e babaçu, erva-doce e etc.

Conclusão

É claro que há outras opções de produtos veganos por aí, mas aqui focamos em algumas marcas especializadas no assunto. Nos últimos tempos, vimos gigantes dos cosméticos aderirem ao movimento vegano.

Por exemplo, hoje em dia você consegue encontrar shampoos veganos e outros produtos de marcas como Boticário, Natura, Avon, Vult e Lola.

As marcas, por sua vez, estão cada vez mais preocupadas em atender o público vegano, com opções para cabelos lisos, crespos, afro e muito mais!

Quer conhecer mais dicas de produtos veganos, acompanhar as tendências e mais? Aqui no Diário Vegano buscamos levar até você todas as informações de que precisa.