Você sabia que o iogurte vegano pode ser um alimento incrível para inserir na sua rotina alimentar e garantir uma série de benefícios para a sua saúde? Por isso mesmo, é importante conhecer mais sobre o produto, saber como ele é produzido e quais são as marcas mais confiáveis.

Então, aqui separamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto e ainda uma receita bônus para preparar o seu iogurte em casa. Vamos começar!

iogurte vegano
Freepik

O que é iogurte vegano?

Os iogurtes “tradicionais” são produzidos a partir do leite, com a adição de fermentos lácticos específicos em um processo de fermentação que faz o leite coalhar. Mas aqui vamos nos concentrar em produtos mais sustentáveis, que preservam a vida animal. Ou seja, no iogurte vegano, que não possui nenhum tipo de ingrediente animal.

Nesse sentido, o iogurte vegano é produzido geralmente com leite de coco, de amêndoas, de castanhas ou de soja. Além do mais, é feito com probióticos que proporcionam efeitos positivos ao intestino. Como resultado, normalmente não possui colesterol. Isso significa que você não precisa desistir dessa sobremesa incrível e repleta de vantagens, mas pode escolher opções mais saudáveis.

A propósito, existem escritos ayurvédicos de cerca de 6.000 a.C que descrevem o iogurte como um alimento saudável, isso sinifica que a fama desse alimento já é antiga. Mas cabe ressaltar que é preferível optar por versões menos industrializadas e açucaradas para usufruir de todos os seus benefícios.

Inclusive, um dado importante foi publicado pela Future Market Insights. Conforme a pesquisa realizada, a demanda por esse alimento tende a, no mínimo, dobrar até 2032. Esse movimento da economia impulsiona o mercado a produzir maior variedade, atraindo diferentes públicos a consumir os iogurtes vegan.

Benefícios do iogurte vegano

Você sabia que os iogurtes são importantíssimos para a alimentação de milhões de pessoas? Ao contrário do que muitos imaginam, não se trata unicamente de um desejo supérfluo, mas sim de garantir uma dieta saudável e balanceada. Agora, imagine, por exemplo, que você é intolerante a lactose ou não consome alimentos de origem animal.

Neste cenário, embora não possa consumir um iogurte comum, pode consumir o vegano sem qualquer problema, já que não possui as enzimas do leite. Simultaneamente, o leite vegan também é indicado para aqueles com doenças ou condições que deixam o sistema digestivo mais sensível, como a Síndrome do Intestino Irritável.

Assim, além de ser uma opção mais sustentável e sem contraindicações, o leite vegano tem benefícios como:

  • Alto teor proteico
  • É livre de colesterol
  • Altamente nutritivo
  • Fonte rápida de energia
  • Tem percentual de gordura reduzida e muito mais

E se você não dispensa um queijinho, vale a pena conhecer as opções de queijo vegano.

Principais marcas de iogurte vegano em 2023

Agora que você conhece os principais benefícios do iogurte vegano, é hora de conferir as marcas que podem deixar a sua rotina mais saborosa, garantir energia e muito sabor.

1. Vida Veg

iogurte vida veg morango
Vida Veg / Divulgação

A Vida Veg é uma marca repleta de opções incríveis que vão ajudar a mudar a sua alimentação. Entre eles, há os iogurtes vegan, com sabores como coco, coco com banana, maçã e mamão, coco com morango e mais. Além disso, a marca tem opções zero açúcar. Ainda tem a linha “+proteína” com iogurtes nos sabores morango, cookies and cream, pasta de amendoim e o queridinho tradicional.

2. NoGurt NoMoo

nomoo iogurtes veganos
NoMoo / Divulgação

A linha Nogurt foi lançada em um evento chamado NaturalTech e ganhou o paladar de muitos. Nos iogurtes plant-based você encontra proteínas, cálcio e vitaminas. Além disso, não contém lactose, caseína, colesterol ou glúten. Os sabores vendidos incluem morango, ameixa e banana, maçã e mamão.

3. Fresco

iogurte vegano fresco
Fresco / Divulgação

A Fresco possui diversas opções de produtos naturais e artesanais, com uma gama nutritiva e saborosa de iogurtes produzidos com coco. Entre os sabores estão o tradicional, frutas vermelhas, maracujá e manga, baunilha, cranberry, damasco e hibisco. Entretanto, não é uma marca encontrada com facilidade, com poucos pontos de venda. Mas, se tiver oportunidade, vale a pena conferir.

4. Puravida

iogurte vegano puravida
Puravida / Divulgação

A marca tem uma vasta linha de produtos veganos, embora não seja completamente voltada para este público. Nessa linha em específico, você encontra o Cocoyogurt tradicional e de frutas vermelhas, sem açúcar, com base de leite de coco e totalmente plant-based. Diferente dos demais, esse aqui é vendido no formato em pó. Então, basta misturar o sachê em água e bater bem.

5. The Question Mark Co.

iogurte vegano The Question Mark Co.
The Question Mark Co. / Divulgação

Fazendo parte das novas empresas, a The Question Mark Co. possui uma série de iogurtes, com sabores como pitanga, frutas vermelhas, tradicional, manga com gengibre e mais. Todas as versões são enriquecidas com vitamina B12.

6. Annora

iogurte anora vegan
Annora / Divulgação

A marca Annora nasceu em 2017 com a promessa de ser 100% vegana, com a linha de iogurtes veganos feitos com amêndoas e coco. A linha YourGut vem nos sabores morango ou coco, é rica em fibras e possui aquela textura super cremosa.

7. Bragurt Vegetal

bragurte iogurte vegetal
Bragurte Vegetal / Biosamer / Divulgação

A Bragurt também conta com opções de iogurte vegetal, produzidos a base de leite de soja. Inclusive, o produto é vendido no formato em pó e rende até 12 porções. É só misturar em água e aproveitar. Os sabores disponíveis são o morango, tradicional e baunilha.

8. Iogurte Vegano Berelu

iogurte vegan berelu
Berelu / Divulgação

A Berelu lançou um iogurte a base de inhame, sem glúten e sem lactose, livre de conservantes e totalmente orgânico. Por enquanto, a versão está disponível no sabor morango, com textura leve e deliciosa, mas ainda não é tão fácil de ser encontrada por aí.

Receita bônus: iogurte vegano caseiro

Agora, vamos falar de uma receita especial de iogurte vegano com leite de soja para economizar tempo na rotina e garantir uma sobremesa incrível. Então, você vai precisar de:

  • 1 litro de leite de soja sem açúcar e sem sabor
  • 1 envelope de probióticos (ou 2 cápsulas)

O preparo começa aquecendo o leite a 45 graus. Em seguida, acrescente o probiótico e vá misturando. Se preferir uma versão mais encorpada, adicione uma colher de amido de milho.

Ao final, desligue o fogo, coloque em um recipiente com tampa e feche bem. Este deve ficar abafado por, em média, 5 horas, para fermentar. Após fermentado, conserve na geladeira. Depois de pronto, você ainda pode misturar com frutas para adicionar sabor.

Você já experimentou algumas dessas marcas, tem uma predileta ou prefere fazer o seu em casa? Aqui no Diário Vegano você encontra todas as novidades, receitas, dicas e muito mais!